Modal dutoviário


18-05-2014 06-05-24

A modalidade de transporte dutoviário é realizada por meios de tubos ou dutos desenvolvidos de acordo com normas internacionais de segurança. As dutovias são utilizadas para o transporte de substâncias gasosas (gasodutos), produtos líquidos derivados do petróleo (oleodutos) ou para produtos sólidos derivados de minério (minerodutos) e até para grãos.

As dutovias são consideradas seguras, proporcionando menores ocorrências de perdas e roubo, muitas são subterrâneas e submarinas. Outros aspectos favoráveis a este meio de transporte é que se pode transportar produtos para longas distâncias, como também possibilita a dispensa de armazenagem, além da simplificação das operações de carga e descarga.

Entretanto, existem as desvantagens para esta modalidade de transporte, tais como: não há nenhuma flexibilidade, há uma limitação no número de produtos que podem utilizar este modal; pode provocar um acidente ambiental caso as tubulações da dutovia se rompa; e os custos fixos são elevados.

O Brasil, juntamente com a Bolívia, possui um gasoduto responsável pelo transporte de gás natural da Bolívia (fonte produtora) para alguns Estados brasileiros (consumidores).

Aparecido Mendes Rocha é corretor de seguros especializado em seguros internacionais

Quer fazer algum comentário ou pergunta?